Monday, April 11, 2005

Relatorio da Sessao de Leitura - José Marques Nº12 / 3ºGSI

No passado dia 14 de Março do corrente ano, pelas onze horas, realizou-se na EPB - Escola Profissional de Braga, a II Edição do projecto "Ler Consigo" da Associação Professores de Português, inserida na Semana das Línguas que decorria na mesma. Teve como anfitriã a professora Adelina Moura, juntamente com convidados de luxo, eram eles: Cátia do 1º ano de Construção Civil, Hélder Ferreira do 3º ano de Gestão de Sistemas Informáticos, Susana Moreira do 3º ano de Multimédia, a Professora Carla Rocha(professora de Inglês), a Dr.ª Gloria Farinha e o Dr. José Oliveira (director Pedagógico da EPB).
Depois das apresentações feitas, a Professora Adelina deu inicio a esta palestra dando-nos a conhecer o BookCrossing, o qual consiste num "clube de livros mundial", em que os membros gostam tanto de livros que não se importam de separar deles, libertando-os para que possam ser encontrados por outros, e mais tarde a pessoa que o encontrou faça o mesmo. Tem como lema "pegar, ler e largar", assim pode-se tornar o próprio globo terrestre numa grande biblioteca livre e grátis. Explicado o significado do bookcrossing ela mesmo "largou" dois livros no meio do público para serem "pegados" para sem "lidos" e mais tarde "largados" outra vez noutro sítio, para outras pessoas. De seguida leu uma parte do livro "A banda sem Futuro" de Marilar Aleixandre, o qual é proveniente do BookCrossing. E tinha outro que foi entregue num convivio aqui em braga do BookCrossing, em que o possuidor do mesmo veio de Espanha entregar-lho.
Seguiram-se os testemunhos, ou relatos, dos convidados sobre os seus livros favoritos. O Helder falou sobre o livro "onze minutos" do escritor Paulo Coelho, a Susana Moreira leu um poema de Fernando Pessoa e leu aguns poemas dum livro de poesia que ela própria escreveu e editou,"Apenas um Titulo", a Catia falou do Triângulo Jota, que consiste em vários livros de aventura, do escritor Álvaro Magalhães mas debruçou-se no "Guardado no Coração", um dos muitos livros do Triângulo Jota, do qual leu algumas passagens, a Dr.ª Glória Farinha não falou de nenhum livro em especial, como mãe e encarregada de educação explicou que também lê e para a leitura não existe idade nem tamanho, a Dr. Carla Rocha (Professora de Inglês) falou sobre um livro de romance, o qual tinha lido à pouco tempo e que até o leu em pouco tempo, mesmo que o tamanha assusta-se um pouco e por fim o Directo Pedagógico, Dr. Oliveira apelou à leitura e a fomentação ao gosto pela leitura nos alunos, contou histórias reais da vida dele, como já tem sido habitual neste tipo de palestras e frisou que não é preciso comprar livros para se ler.
Foi uma sessão de leitura proveitosa, não só pelas opiniões e livros que nos dão a conhecer de diversos temas, como também pelas novidades que este ano foi o BookCrossing, o qual acredito ter encontrado mais "adeptos". Desde já dou os meus parabéns à organização destes tipos de enventos e que continuem a organizar sempre que possivel pois a leitura é como um bem essencial.
José Augusto Miranda Marques

0 Comments:

Post a Comment

<< Home