Monday, April 11, 2005

Relatorio da Sessão de Leitura - Marco Lima - nº15

No dia 14 de Março de 2005, pelas 11 horas, realizou-se na Escola Profissional de Braga, a segunda edição da Sessão de Leitura, que se insere no projecto “Ler Consigo”. Esta sessão estava também inserida nas actividades da Semana das Línguas e da Feira do Livro.
Nesta sessão a professora de português, Adelina Moura, que presidia a mesa dos convidados, deu inicio a esta sessão apresentando os convidados, que foram o aluno Hélder ferreira do 3º ano de Gestão de Sistemas Informáticos, a aluna Susana Moreira do curso de Multimédia, a aluna Cátia Rodrigues do 1º ano de Construção Civil, a professora Adelina Moura, a professora Carla Rocha, a Dr.ª Glória Farinha e para terminar o Director Pedagógico da EPB, o Dr.º José Oliveira.
A professora Adelina Moura, começou por falar um pouco acerca dos livros, daquilo que eles representam para cada um de nós, e de que todos nós deveríamos adquirir o gosto pela leitura. Aproveitou também para falar, e explicar como funciona um clube de leitura, que está em crescimento, denominado Bookcrossing.
O Bookcrossing é um clube de livros global com o objectivo de transformar o mundo numa biblioteca, ou seja, os membros do clube distribuem os livros para que outros membros ou mesmo outras pessoas tenha acesso a eles e possam ler sem terem de comprar.
Depois leu uma parte de um livro chamado "A banda sem Futuro" de Marilar Aleixandre, que é proveniente do BookCrossing. Depois da professora de português ter intervido, deu a palavra a um dos convidados, o Hélder Ferreira., que falou do livro “11 Minutos” do escritor Paulo Coelho. O Hélder falou um pouco do livro e leu um pequeno resumo de uma parte do livro.
A seguir falou a Susana Moreira, que nos falou acera da sua experiência, pois ela foi falar de um livro escrito por ela, com o título “Apenas um Titulo”. Este é um livro de poesia onde apenas um dos poemas tem título. Continuou lendo alguns poemas, um deles de Fernando Pessoa e os outros da sua própria autoria. Terminou dizendo que a poesia era como um escape para ela e era onde ela se caracterizava.
Em seguida falou outra aluna, a Cátia Rodrigues do 1º ano do curso de Construção Civil. Esta convidada falou um pouco de um livro, denominado “Guardado no Coração”, um dos livros do “Triângulo J”, escrito por Álvaro Magalhães. Ela falou um pouco do livro, do escritor e terminou lendo algumas partes do livro que mais a cativaram. Contudo, e antes de terminar, tentou cativar os presentes para o gosto pela leitura e falando-lhes daquilo que ela sente quando lê um livro.
Continuando com os convidados, tomou a palavra a Dr.ª Glória Farinha. Esta palestrante, veio como sendo uma “Mãe” (Encarregada de Educação), tentando com isso dar o exemplo de algumas situações em que ela incentivou os mais jovens para a leitura. Não vinha muito bem preparada, e por isso falou de um livro especial, que tinha sido o marido a recomendar-lho, e aproveitou também, ao falar do livro, para incentivar todos os presentes para o gosto pela leitura e para dizer que para ler não é necessário olhar a idade (desde que saiba ler é claro).
A terminar os convidados, estava a professora Carla Rocha que nos falou de um Romance vivido em Paris, um livro que ela mesmo tinha lido recentemente.
Como não podia deixar de ser, para terminar a sessão de leitura, a professora de Português convidou o Dr. Oliveira, director pedagógico da escola, que aproveitou, como a maioria dos palestrantes, para incentivar o publico presente nesta área da leitura.
Para terminar vou dar a minha opinião, dizendo que estas sessões deveriam existir em maior numero e que os organizadores estão de parabéns.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home