Thursday, April 07, 2005

Relatorio Sessao Leitura - Helder Ferreira

No dia 14 de Março de 2005, pelas onze horas na Escola Profissional de Braga realizou-se a 2ª edição do projecto "Ler Consigo" da Associação Professores de Português, uma sessão de leitura inserido na Semana das Línguas. Presidiu à mesa a professora Adelina Moura, apresentando os convidados palestrantes que foram a Catia do 1 ano de Construção Civil, Hélder Ferreira do 3 ano de Gestão de Sistemas Informáticos, Susana Moreira do 3 ano de Multimédia, a Professora Carla Rocha, a Dr.ª Gloria Farinha e o director Pedagógico da Escola Profissional de Braga, Drº Oliveira. Começou por falar a professora Adelina Moura iniciando a sessão falando das actividades do BookCrossing, e explicando o que é. O BookCrossing que é um "clube de livros global", em que os membros gostam tanto de livros que não se importam de separar deles, libertando-os para que possam ser encontrados por outros, e mais tarde a pessoa que o encontrou faça o mesmo. O objectivo do BookCrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. A Professora mostrou uma apresentação em PowerPoint que dava exemplos de BookCrossing, e distribui dois livros pelo público para eles se tornarem novos bookcrossers.
Depois leu uma parte de um livro chamado "A banda sem Futuro" de Marilar Aleixandre, que é proveniente do BookCrossing. Este era um livro escrito em castelhano.
De seguida passou a voz ao Hélder Ferreira que falou sobre o livro "onze minutos" do escritor Paulo Coelho. Este é um livro que fala sobre um tema tabu, que é o sexo. O Hélder leu uma entrevista feita ao autor e fez um resumo de uma parte do livro, lendo algumas passagens do mesmo.De seguida falou a Susana Moreira, lendo um poema do Fernando Pessoa, tendo dito que gostava imenso de poesia, e leu mais dois poemas mas estes não eram conhecidos, e foi com esses dois poemas que fez uma pequena apresentação a um livro de poesia que ela própria escreveu e editou. E explicou que a poesia era um "escape" para ela, onde ela transmitia os seus sentimentos e tudo que o que lhe ia na alma. O livro chamava-se "Apenas um Titulo", e este nome devido a em todo o livro apenas um poema ter título.A palestrante seguinte foi a Catia, que falou de um livro do triângulo jota, do escritor Álvaro Magalhães chamado "Guardado no Coração". A Catia fez um resumo do livro e tentou cativar o público presente, o gosto pela leitura. Mostrou duas edições lançadas pelo triângulo jota, e disse as diferenças entre as duas.
Depois deste resumo leu a parte do livro que ela mais gostava.
A palestrante seguinte foi a Dr.ª Glória Farinha que não vinha preparada para falar de um livro mas teve de improvisar. Ela falou como encarregada de educação e falou sobre um livro que o marido lhe recomendou. Ela falando do livro tentou demonstrar que as mães também são leitoras e que a idade não impede ninguém de ler.
De seguida falou a Dr. Carla Rocha sobre um livro de romance, o qual ela tinha lido à muito pouco tempo. O livro falava de um romance em Paris.
Para finalizar a sessão de leitura falou o Directo Pedagógico, Dr. Oliveira que tentou, mais uma vez nesta sessão de leitura, incutir o gosto pela leitura nos alunos, e contou varias histórias reais da vida dele. A principal foi, que não é preciso comprar livros para se ler.

Esta sessão de leitura foi bastante proveitosa, porque entre os palestrantes, existe varias gostos temáticos de leitura, o que foi muito proveitoso para a sessão. Para uma próxima edição, deveria haver mais interacção com o publico porque senão o publico vai achar maçador a sessão.
Para finalizar desejo boa sorte aos organizadores desta sessão e que continuem a organizar estas sessões.

Helder Ferreira 3º GSI