Monday, April 11, 2005

Relatório da sessão de leitura - Solinho nº18 GSI02

Durante o dia 14 de Março de 2005 pelas onze horas, escola Profissional de Braga realizou a 2ª edição do projecto Ler Consigo da APP (Associação de Professores Portugueses), incluída na semana das línguas. Esta foi em forma de palestra, realizada no auditório da escola. O objectivo desta palestra era cultivar o gosto pela leitura bem como dar a conhecer ás pessoas a importância da leitura na vida de uma pessoa. Para esta palestra foram convidadas algumas pessoas para falarem sobre livros, incluindo alunos, professores e até pessoas de fora.
A professora Adelina Moura abriu a sessão com uma breve explicação da comunidade leitora em que os livros depois de livros são libertos depois de os lerem, chamada de BookCrossing. Esta comunidade é uma grande iniciativa para a leitura, pois as pessoas que não têm dinheiro para comprar certos livros, podem agora encontrar certos livros já á algum tempo procurados, e isto sem gastar dinheiro.
Depois desta breve explicação, a professora começou por falar do seu livro de nome “A Banda sem Futuro” de Marilar Aleixandre, do qual a professora Adelina falou muito bem.
De seguida, foi a vez do aluno Hélder Ferreira do curso de Gestão de Sistemas Informáticos 3º ano intervir na palestra falando do livro “11 minutos” de Paulo Coelho. Hélder fez um breve resumo do livro, focando as partes mais marcantes, e depois deu uma opinião pessoal sobre o livro e sobre o autor.
A aluna Susana Moreira do curso de Multimédia 3º ano, entrou com o seu livro denominado “Um só título”, escrito por a mesma, livro este de poesia.
Seguidamente, a aluna Cátia Rodrigues do curso de Construção Civil 1º ano falou do livro “Guardado no Coração” de Triângulo Jota. A aluno falou muito bem do livro, e recomendou-o a toda a gente, considerando-o um livro mesmo para quem não gosta de ler.
Depois foi a vez da Dª Glória Farinha, visitante, intervir na palestra. Ela falou que uma pessoa mesmo sendo mãe, ocupada o dia inteiro, podia cultivar o seu gosto pela leitura. Foi um grande exemplo para nós e para aqueles que usam a desculpa d que não podem ler porque não têm tempo.
A professora de Inglês Carla Rocha também teve a sua parte na palestra, falando sobre o seu livro.Por fim, o Dr. Oliveira, Director Pedagógico da escola, concluiu a paestra por elogiar a iniciativa desta sessão de leitura e da grande semana das línguas. Elogiou a semana por ter sido muito enriquecedora para todos os k nela participaram, não só por falar nas palestras como por assisti-las.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home