Wednesday, June 22, 2005

Correcção da Prova escrita - Módulo 14 - Daniel

exto

Leia atentamente o texto que se segue e responda às questões.

Abre os braços no gesto dramático de quem faz uma revelação importante e inesperada.

Começam a ouvir-se tambores ao longe, muito em surdina.

D. Miguel anda, no palco, dum lado para o outro, com passos decididos.

Morais Sarmento

Senhores Governadores onde quer que se conspire, só um nome vem à baila.

Corvo

O nome do general Gomes Freire d’Andrade!

(Acende-se a luz que ilumina Beresford e o Pincipal Sousa)

D. Miguel

Senhores Governadores: aí tendes o chefe da revolta. Notai que lhe não falta nada: é lúcido, é inteligente, é idolatrado pelo povo, é um soldado brilhante, é grão-mestre da Maçonaria e é, senhores, um estrangeirado…

Beresford

Trata-se dum inimigo natural desta Regência.

Principal Sousa

Foi Deus que nos indicou o seu nome.

D. Miguel

(Sorrindo)

Deus e eu, senhores! Deus e eu…

Corvo

Mas, senhores, nada prova que o general seja o chefe da conjura. Tudo o que se diz pode não passar de um boato…

D. Miguel

Cale-se! Onde está a sua dedicação a el-rei, capitão?

Principal Sousa

Agora me lembro de que há anos, em Campo d’Ourique, Gomes Freire prejudicou muito o meu irmão Rodrigo!

D. Miguel

Se eu fosse a falar do ódio que lhe tenho…

Beresford

O marquês de Campo Maior também tem razões para odiar a Gomes Freire…

D. Miguel

E, agora, meus senhores, ao trabalho! Para que o país não se levante em defesa dos conjurados há que prepará-lo previamente. Há gente. Senhores, que sente grande ardor patriótico sempre que os seus interesses estão em perigo. Há que provocar esse ardor. Há que pôr os frades, por esse país fora, a bramar dos púlpitos contra os inimigos de Deus. Há que procurar em cada regimento um oficial que se preste a dizer aos soldados que a Pátria se encontra ameaçada pelos inimigos de dentro. Há que fazer tocar os tambores pelas ruas para se criar um ambiente de recreio.

Os estados emotivos, Srs. Governadores, dependem da música que se tem no ouvido. Para que se mantenham, é necessário que as bandas não parem de tocar.

Quero os sinos das aldeias a tocar a rebate, os tambores, em fanfarra, nas paradas dos quartéis, os frades aos gritos nos púlpitos, uma bandeira na mão de cada aldeão!

(Começa a entrar povo pela direita e pela esquerda do palco. Os tambores tocam sem cessar.)

Quero o país inteiro a cantar em coro. Lembrai-vos, senhores, de que uma pausa pode causar a ruína de todos os nossos projectos!

(Entra pela direita do palco um púlpito a que o principal Sousa sobe. Começa a ouvir-se um sino tocar a rebate).

In Luís de Sttau Monteiro, Felizmente há Luar!

  1. Indique a obra e o autor de que faz parte este excerto. (10pts)

R: Este excerto é tirado da obra Felizmente há Luar e o autor é Luís de Sttau Monteiro.

  1. Apesar de ausente, o general Gomes Freire de Andrade está presente no espírito das personagens.

2.1 Caracterize-o a partir das falas das outras personagens. (15pts)

R: Gomes Freire de Andrade, é inteligente, é idolatrado pelo povo, é um soldado brilhante que luta pela igualdade social.

2.2 Caracterize-o, agora, tendo em atenção a opinião que dele formou a partir deste excerto. (15pts)

R: O General Gomes Freire de Andrade é alguém inteligente e adorado pelo povo, que se manifestou contra as diferenças sociais muito acentuadas, criando inimigos nas classes sociais mais altas.

  1. Releia as falas de D. Miguel.

3.1 Identifique o objectivo das suas palavras. (15pts)

R: O objectivo das palavras de D. Miguel é considerar as pessoas que estão contra o rei, estão contra Deus, através da igreja e de outros divulgar que a pátria se sente ameaçada, de modo a que ninguém consiga interferir na forma de governar.

.

3.2 Aponte os argumentos de que ele se serve para convencer os seus interlocutores. (15pts)

R: Há gente. Senhores, que sente grande ardor patriótico sempre que os seus interesses estão em perigo. Há que provocar esse ardor. Há que pôr os frades, por esse país fora, a bramar dos púlpitos contra os inimigos de Deus. Há que procurar em cada regimento um oficial que se preste a dizer aos soldados que a Pátria se encontra ameaçada pelos inimigos de dentro.

4. Identifique as razões (apontadas pelos diferentes intervenientes) que conduziram à prisão de Gomes Freire. (15pts)

R: Os diferentes intervenientes defendem que Gomes Freire é grão-mestre da Maçonaria, um inimigo natural da Regência não é leal a el-rei, é acusado de incitar as pessoas a estar contra el-rei.

5. Explique as funções desempenhadas pelas didascálias neste excerto. (15pts)

R: As didascálias desempenham as funções de transmitir o estado de espírito em que se encontram as personagens e de despertar a atenção de certas cenas que se desenvolvem.

6. Resuma por palavras suas as últimas falas de D. Miguel. (15 pts)

R: D. Miguel com as últimas falas pretende ver o povo todo junto, que toda a aldeia viva o momento em união de modo a que nada nem ninguém possa destruir os projectos.

6.1.“Lembrai-vos, senhores”. Indique o tempo verbal. Quem é o receptor da mensagem? (15 pts)

R: O verbo está no imperativo. O receptor da mensagem é o povo.

II

Fale da intenção crítica e da intemporalidade da obra “ Felizmente Há Luar”

R: Luís de Sttau Monteiro, autor de “Felizmente Há Luar”, pretende através desta obra, chamar a atenção para as injustiças, das perseguições políticas, e para as repressões nos anos 60 em Portugal, na altura que Salazar governava, comparando-as com as que se viviam em 1817.

(30 pontos)

III

Dos temas abaixo apresentados escolha um e desenvolva-o através de uma composição cuidada.

(40 pontos)

Tema A

“O teatro é espectáculo”

A partir deste título construa um texto bem estruturado.

Tema B

Se o teatro vem perdendo o lugar que ocupava na vida dos homens ou se o público já não enche as salas de teatro, é necessário reinventá-lo.”

Numa composição bem estruturada comente esta frase.

Tema C

Transforme a história da Branca de Neve e dos sete Anões num texto dramático.

Tema B

Se o teatro vem perdendo o lugar que ocupava na vida dos homens ou se o público já não enche as salas de teatro, é necessário reinventá-lo.”

Teatro era o espaço destinado à representação, assim como hoje ainda se chama. Durante muitos e muitos anos o teatro ocupou um lugar primordial na vida dos homens, pois além de haver poucos entretimentos, era através do teatro que se focavam os problemas sociais, eram focados os temas polémicos que se estivessem a viver de momento. Com o desenvolvimento da sociedade começam a aparecer outras ocupações que vão substituindo o teatro na vida dos homens.

Actualmente o público não vai tanto ao teatro, pois tem mais distracções, assim como a vida é mais ocupada, mas além disto também o preço não é muito convidativo para as carteiras actuais.

Realmente seria importante e benéfico conseguir reinventar o teatro de modo a que este despertasse o interesse de mais pessoas, pois é uma forma de convívio saudável, mas também de modo a que todas as pessoas tivessem acesso.

4 Comments:

Blogger dwainingals87857698 said...

Make no mistake: Our mission at Tip Top Equities is to sift through the thousands of underperforming companies out there to find the golden needle in the haystack. A stock worthy of your investment. A stock with the potential for big returns. More often than not, the stocks we profile show a significant increase in stock price, sometimes in days, not months or years. We have come across what we feel is one of those rare deals that the public has not heard about yet. Read on to find out more.

Nano Superlattice Technology Inc. (OTCBB Symbol: NSLT) is a nanotechnology company engaged in the coating of tools and components with nano structured PVD coatings for high-tech industries.

Nano utilizes Arc Bond Sputtering and Superlattice technology to apply multi-layers of super-hard elemental coatings on an array of precision products to achieve a variety of physical properties. The application of the coating on industrial products is designed to change their physical properties, improving a product's durability, resistance, chemical and physical characteristics as well as performance. Nano's super-hard alloy coating materials were especially developed for printed circuit board drills in response to special market requirements

The cutting of circuit boards causes severe wear on the cutting edge of drills and routers. With the increased miniaturization of personal electronics devices the dimensions of holes and cut aways are currently less than 0.2 mm. Nano coats tools with an ultra thin coating (only a few nanometers in thickness) of nitrides which can have a hardness of up to half that of diamond. This has proven to increase tool life by almost ten times. Nano plans to continue research and development into these techniques due to the vast application range for this type of nanotechnology

We believe that Nano is a company on the move. With today�s steady move towards miniaturization we feel that Nano is a company with the right product at the right time. It is our opinion that an investment in Nano will produce great returns for our readers.

Online Stock trading, in the New York Stock Exchange, and Toronto Stock Exchange, or any other stock market requires many hours of stock research. Always consult a stock broker for stock prices of penny stocks, and always seek proper free stock advice, as well as read a stock chart. This is not encouragement to buy stock, but merely a possible hot stock pick. Get a live stock market quote, before making a stock investment or participating in the stock market game or buying or selling a stock option.

5:33 PM  
Blogger michelmiller25596887 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

2:20 AM  
Blogger mikeflynn98950811 said...

While you read this, YOU start to BECOME aware of your surroundings, CERTIAN things that you were not aware of such as the temperature of the room, and sounds may make YOU realize you WANT a real college degree.

Call this number now, (413) 208-3069

Get an unexplained feeling of joy, Make it last longer by getting your COLLEGE DEGREE. Just as sure as the sun is coming up tomorrow, these College Degree's come complete with transcripts, and are VERIFIABLE.

You know THAT Corporate America takes advantage of loopholes in the system. ITS now YOUR turn to take advantage of this specific opportunity, Take a second, Get a BETTER FEELING of joy and a better future BY CALLING this number 24 hours a day.
(413) 208-3069

5:45 PM  
Blogger adam brown said...

look this is the "diet" i told you about you should really enter the site :) bye enter the site

10:30 PM  

Post a Comment

<< Home