Thursday, June 16, 2005

Relatório da visita de Estudo a Lisboa

Nos dias 20 e 21 de Abril as turmas do 2º e 3º ano do Curso Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, realizaram uma Visita de Estudo a Lisboa, no âmbito dos conteúdos leccionados na disciplina de Português e das várias disciplinas da Componente Técnica, tendo sido acompanhadas pelos professores, Américo Rodrigues e Adelina Moura.
A saída da escola ocorreu por volta das 9h do dia 20 e a chegada a Lisboa foi por volta das 14h 30m para visitar a IBM. Chegados às suas instalações, os alunos foram guiados por dois responsáveis pelas visitas à empresa que os elucidaram sobre os serviços prestados pela IBM Portugal e os conduziram às diferentes áreas da empresa, com explicações sobre a utilidade de cada espaço. Tratando-se essencialmente de uma empresas de armazenamento de dados, as questões de segurança foram bastante exploradas pelos guias, no sentido de sensibilizar os alunos para aquelas questões e mostrar alguns dos procedimentos mais utilizados pela empresa para a protecção dos dados. Esta visita foi muito importante para estas duas turmas, não só por se integrar na esfera do curso, como também pela oportunidade que tiveram em entrar numa organização como é a IBM. Esta visita atingiu plenamente os objectivos iniciais.
Depois da saída da IBM, houve necessidade de ajustar o plano da visita, inicialmente estabelecido, em virtude de contratempos, alheios aos organizadores. Assim, e a fim de optimizar o tempo e o cumprimento das visitas planeadas, a visita que era para ser realizada pelas 16h30 ao Pavilhão do Conhecimento foi transferida para a manhã do dia 21, tendo-se feito o roteiro de Fernando Pessoa após a saída da IBM.
Para o passeio da Lisboa de Fernando Pessoa a professora de Português distribuiu aos alunos um roteiro com a indicação dos espaços a visitar e da sua história relativamente ao poeta, bem como um autocolante com a imagem de Fernando Pessoa. O percurso do roteiro foi integralmente realizado a pé, tendo começado na Praça do Comércio e terminado no Chiado, junto da Casa Havaneza.
Este palmilhar dos espaços emblemáticos da biografia pessoana foi muito bem acolhido pelo grupo de alunos que assim puderam desfrutar do ambiente lisboeta e explorar alguns lugares do mítico poeta. Também esta visita atingiu os objectivos traçados.
Por volta das 20h deu-se entrada no Centro de Lazer da Costa da Caparica, onde se jantou e dormiu, tendo havido lugar para um são convívio entre alunos/alunos e alunos/professores.
Na manhã do dia 21 saiu-se do Centro de Lazer por volta das 9h da manhã, depois de tomado o pequeno-almoço, para se estar por volta das 10h no Pavilhão do Conhecimento onde havia visita marcada. O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva é um museu interactivo de ciência e tecnologia que visa tornar a Ciência mais acessível a todos, estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação. Os alunos puderam visitar a exposição itinerante, Ciência e Desporto e aí experimentar os diferentes módulos da exposição e visitar duas exposições permanentes, Matemática Viva e Exploratorium, em cada uma delas os alunos puderam explorar por si próprios e experimentar à sua vontade um conjunto de fenómenos. Também esta visita atingiu os objectivos definidos.
Não há registo de nenhuma ocorrência, pelo que podemos considerar cumpridos todos os objectivos desta visita de estudo. Há a salientar o comportamento exemplar de todos os alunos participantes, tanto no que se refere à pontualidade, como à forma interessada como participaram no programa da visita, actuando com o máximo de respeito e educação em todos os locais e com os diferentes interlocutores, dando mostras de um nível educacional bastante positivo.
Nunca é demais dizer que as visitas de estudo são actividades pedagógicas riquíssimas, tanto do pondo de vista do enriquecimento pessoal, como académico, pelo que se sugere que sempre que possível se destine algum tempo lectivo para as realizar.

Adelina Moura

0 Comments:

Post a Comment

<< Home